Metamorfose

A metamorfose é a modificação de forma e de modo de vida que sofrem certos animais durante sua evolução até o estado adulto; observa-se principalmente nos insetos, que, na sua maioria, passam por diversas fases: ovo-larva-ninfa-imago (metamorfose completa) ou ovo-larva-imago (metamorfose incompleta).

Os que sofrem a metamorfose são chamados holometabólicos, e compreendem os lepidópteros (borboletas), os himenópteros (vespas, formigas, abelhas), os coleópteros (besouros), os dípteros (moscas, mosquitos), os neurópteros (formiga-leão) e os afanípteros (pulgas). Os de metamorfose incompleta são denominados hemimetabólicos, e abrangem os hemípteros (percevejos), os odonatos (libélulas), os ortópteros (gafanhoto, grilo), etc. A metamorfose ocorre também em alguns anfíbios, moluscos, crustáceos, peixes e vermes.

HOLOMETÁBOLOS: (holos = todo, metábole = mudança) – a metamorfose é completa, ocorrendo em três etapas: larva > pupa > imago ou adulto; este fica bem diferente da larva, que passa por sucessivas mudas. Um exemplo são as borboletas e as mariposas: do ovo sai uma larva (lagarta), que tecem um casulo e entra na fase imóvel de pupa (também chamada, neste caso, crisálida); do casulo sai a borboleta adulta, sexualmente madura. As larvas, muitas vezes, apresentam alimentação diferente da do indivíduo adulto, o que evita a competição dentro da espécie.

HEMIMETÁBOLOS: (hemi = meio) – a metamorfose é incompleta, isto é, o animal que sai do ovo difere pouco do adulto. Nos insetos hemimetábolos, como é o caso do gafanhoto, sai do ovo uma ninfa (filhote sem asas desenvolvidas), que sofre sucessivas mudas até chegar à forma adulta (com asas).

AMETÁBOLOS: (a – sem) – sem metamorfose; caso da traça, em que o ovo origina o animal jovem. Este só difere do adulto no tamanho e no amadurecimento sexual.


Exemplos de Metamorfose

Borboletas:

ovo (0,9 mm a 12 mm).

lagarta (chega a 5 cm de comprimento).

pupa (cerca de 3,5 cm de comprimento).

Borboleta-monarca (cerca de 8 cm a 12 cm de ponta a ponta das asas) saindo da fase de pupa.

Borboleta adulta.


Rãs:

Ovos de rã-touro (cerca de 1 mm de diâmetro).

Girino (cerca de 2,5 cm de comprimento).

Aparecem os membros posteriores (cerca de 3,5 cm de comprimento).

Aparecem os membros anteriores (cerca de 9 cm de comprimento).

A cauda regride (cerca de 10 cm de comprimento).

Adulto (10 cm a 20 cm de comprimento, em média).

Deixe um comentário