
Todos os seres vivos são compostos pela união de milhares de células, mas os seres vivos são mais que apenas a soma de duas partes, na qual muitas unidas, formam nossas características morfológicas, graças às células, nossos corpos, assim como de outros seres, possuem diversas funções e mecanismos, mas em sua singularidade, o que compõe cada célula?
Antes de vermos a composição de cada célula, temos que entender primeiramente o tamanho delas, o quão pequena elas são?
As células não podem ser vista a olho nu, a maioria das células possui um tamanho que varia entre 0,01 µm (micrômetro) e 100 µm, ou seja, entre 0,01 mm (milímetro) e 0,1 mm respectivamente. Isso significa que, no ponto-final desta frase, caberiam, alinhadas, cerca de dez células grandes.
Além do micrômetro, é usado como unidade de medida, não só para células, mas para tudo que é microscópico, o nanômetro e também o ångström.
| 1 micrômetro (µm) = 10^-3 mm |
| 1 nanômetro (nm) = 10^-3 µm |
| 1 ångström (Å) = 10^-4 µm |
Definição de uma Célula Viva
- Possuir um programa genético específico que permite a reprodução de novas células do mesmo tipo;
- Possuir uma membrana celular que estabelece um limite que regula as trocas de matéria e energia;
- Possuir uma estrutura metabólica que permite utilizar a energia armazenada pela célula ou obtida dos alimentos;
- Possuir uma maquinaria para a síntese de proteínas.
Células Procariotas e Eucariotas

Bactéria 
Célula Animal 
Célula Vegetal
Existem dois tipos de células, as procariontes e as eucariontes, nas imagens acima, é possível perceber que a bactéria tem uma estrutura mais simples em relação às outras duas células (animal e vegetal), ou seja, já é visível que elas possuem diferentes tipos, a seguir uma definição de cada um dos tipos:
PROCARIOTA: (pró = anterior; karyon = núcleo; onthos = ser) o material genético (DNA) dos procariontes não está envolvido por uma membrana, não há um núcleo individualizado e separado do citoplasma; o DNA está mergulhado em uma espécie de gelatina, formada por água e várias substâncias dissolvidas.
EUCARIOTA: (eu = bem, verdadeiro) é bem maior e mais complexa que a procariótica. Seu material genético é constituído por DNA associado a proteínas -formando os cromossomos- e está envolvido por uma membrana, o envelope nuclear (também chamado de carioteca). Forma-se, assim, um núcleo individualizado.

Estrutura Bactéria (0,5 a 2 µm de diâmetro, em média) 
Estrutura Célula Animal (10 a 50 µm de diâmetro, em média) 
Estrutura Célula Vegetal (10 a 100 µm de diâmetro, em média)
A célula da bactéria é uma célula procariota ou procariótica, já a célula animal é eucariota ou eucariótica, da mesma forma, a célula vegetal.
Composição Celular
Bactéria: é envolta por uma parede celular e uma membrana plasmática, há mergulhado no citoplasma o DNA, organelas, ribossomos, plasmídeo, nucleóide. Há também flagelos em seu exterior.
Célula animal: é envolta por uma membrana plasmática ou citoplasmática, entre a membrana citoplasmática e o núcleo há o citoplasma, parecido com uma gelatina, mergulhado no citoplasma há centríolos, ribossomos, retículo endoplasmático granuloso, retículo endoplasmático não granuloso, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, vacúolos digestivos, mitocôndrias. O núcleo é envolto por um envelope nuclear, no interior há a cromatina, o nucléolo e o núcleo.
Célula vegetal: possui uma parede celular, em seu interior, em seu interior possui ribossomos, retículo endoplasmático granuloso, retículo endoplasmático não granuloso, complexo golgiense, cloroplastos, vacúolos de suco celular. O núcleo é envolto por um envelope nuclear, no interior há a cromatina, o nucléolo e o núcleo.
