Mergulho com tubarões

Mergulhador e tubarão :: Fotos e imagens

São poucas as vezes que o ser humano decide entrar em uma gaiola e deixar o animal solto, mas isto acontece quando mergulha-se com tubarões, talvez o ser humano nem faça isso pensando no bem estar animal, mas sim, na própria segurança, de qualquer forma, mais vale um humano na gaiola, do que um tubarão sendo alvo de ações mortais dos humanos.

Este é um turismo que está presente em alguns países de diferentes continentes, além de turismo, é também como um esporte e uma aventura para muitos, é certamente um turismo que traz diversos benefícios econômicos para as localidades, mas há  controversa quanto aos seus possíveis riscos para atingir espécies e impactos nos ecossistemas locais.

Os locais onde há uma maior movimentação socioeconômica por conta do mergulho com tubarões é na Califórnia, México, África do Sul, Nova Zelândia e também no sul da Austrália.

Um dos principais impactos é causado na alimentação, visto que são usado iscas com carnes de animais para atrair os tubarões ao local e facilitar a observação e interação com a vida selvagem.

O fato de ser utilizado iscas, resulta na dependência dos tubarões do alimento fornecido pelo ser humano, além de os tubarões ficarem habituados ao contato humano, ou seja, a agressão selvagem dos tubarões de várias espécies são afetadas, assim, os esforços para a obtenção de alimentos são prejudicados.

O turismo em si consiste em uma viagem de barco até uma certa distância da costa, essa distância pode variar conforme o local, os turistas fazem esta viajem em um barco específico para esta finalidade, acompanhados de uma equipe de profissionais que realizam os procedimentos. Ao chegar no local, a gaiola é posicionada ao lado do barco, já na água, então é lançado ao mar as iscas, essas iscas são pedaços de carnes de animais marinhos, geralmente peixes, assim como óleos, fígados, e restos em geral, além do que é lançado ao mar, ficam também pedaços de carnes presos na gaiola ou no barco. Os tubarões tem uma capacidade altíssima de detectar sangue na água, podem sentir uma única gota de sangue a 1 km de distância, dessa forma, é uma questão de tempo até os tubarões começarem a aparecer. Os turistas então entram na gaiola, e aguardam os tubarões.

A questão é se vale a pena o ser humano em troca de sua diversão, causar tantos impactos na natureza selvagem, certamente é algo menos cruel do que as pescas ilegais e as atrocidades ao retirar as barbatanas para preparar sopas, mas ainda assim, não justifica o fato de que é uma ação que altera o processo natural de caça destes grandes predadores, o que pode trazer diversas consequências não só para os tubarões, mas também um impacto ecológico, até mesmo o aumento populacional desregulado de outros seres vivos, por causa da mudança no comportamento de caça de seus predadores naturais.


LEIA TAMBÉM ‘TUBARÃO BRANCO’

Deixe um comentário