Cnidaria é um filo representado por animais como, os corais, as águas-vivas, as anêmonas-do-mar, as caravelas-portuguesa e hydras. Mais de 99% das espécies de cnidários são marinhas; apenas cerca de o,2% das espécies vivem em água doce.
É um animal simples, mas ainda assim, mais complexo que os Porifera, eles podem ser sésseis ou não, sendo, polipoides e medusoides, respectivamente. São na sua grande maioria, animais marinhos, são ainda, animais que não possuem olhos, possuem outros mecanismos, como o ropálio, mas já possuem mecanismos mais complexos em relação aos filos anteriores, possuem algo exclusivo, chamado de cnidócito, usado na sua autodefesa, por exemplo.
As principais classes deste filo são: Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Cubozoa, mais de 99% das espécies são marinhas, e há mais de 11 mil espécies, um filo bem amplo, com características muito peculiares como, a mesogleia, o nematocisto, que fica no interior do cnidócito, além disso, são animais radiais, ou seja, o corpo destes animais são simétricos em todos os eixos.
ANTHOZOA

Representado pelas anêmonas-do-mar e corais, nesta classe está a maior parte das espécies dos cnidários, são 6 mil, estes animais são polipoides, ou seja, são cilíndricos e sésseis. As anêmonas, assim como os corais, ficam presos no substrato por uma das extremidades, e a outra fica livre, onde há a abertura bucal, que é rodeada de tentáculos, nestes tentáculos há os cnidócitos, onde possuem um mecanismo de defesa, o nematocisto, há algumas espécies de outros animais, como o peixe-palhaço, que não sofre queimaduras com esta defesa destes animais cnidários, graças ao muco protetor do peixe que o protege das toxinas dos nematocistos.

Uma anêmona-do-mar, por exemplo, é um polipoide, assim como os corais, elas possuem o disco basal, que é a extremidade de seu corpo que fica preso ao substrato, enquanto na outra extremidade há o disco oral, onde encontra-se a boca, junto de diversos tentáculos, nestes tentáculos há o que chamamos de cnidócitos, uma característica única dos cnidários, onde é uma forma de defesa do animal, projetando o nematocisto para fora, junto com uma toxina, também usado para deixar a presa imóvel para se alimentar.
HYDROZOA

Representado pelas hidras e caravelas, essa classe abrange mais de 3 mil espécies, estes animais pertencentes a esta classe são polipoides na maior parte de seus ciclo de vida. Um ponto interessante das hidras, por exemplo, é a sua reprodução assexuada, que ocorre por brotamento, em algumas épocas do ano e com condições favoráveis, nascem brotos, que se soltam e formam seres independentes, estes seres possuem as mesmas características genéticas.

Uma espécie de hidra, na qual, assim como as caravelas-portuguesa, que fazem parte da classe Hydrozoa, podem ser polipoides ou medusoides, no caso da hidra, maior parte de sua vida é pólipo, a reprodução delas é assexuada, há uma gônada epidermal, e quando em épocas favoráveis, formam-se brotos, que se soltam, e criam-se novos seres independentes. Possui também cnidócitos, e sua boca é também rodeada por tentáculos.
SCYPHOZOA E CUBOZOA

Estas duas classes são muito semelhantes, representado por água-viva e cubozoários, como a vespa-do-mar, por exemplo, são animais de modo geral com uma formação morfológica semelhante a um guarda-chuva, possuem tentáculos que podem atingir longos metros, além disso, possuem ropálio, manúbrio, possuem cnidócitos altamente tóxicos, ambas as classes podem ser polipoides ou medusoides. A classe Scyphozoa contém menos de 200 espécies, todas marinhas, muitas das espécies do Scyphozoa são bastante grande (cerca de 2 metro de diâmetro), enquanto do Cubozoa possuem cerca de 25 espécies, todas são espécies pequenas, porém são bem variados.
Uma água-viva, assim como os demais cnidários, possui os tentáculos e os cnidócitos, mas esta espécie também possui um braço oral, que após deixar a presa imóvel por conta da toxina do nematocisto, o braço oral captura e leva a presa até a boca, fazendo a digestão do animal ainda vivo, porém, paralisado. Possui uma estrutura semelhante a um guarda-chuva, que com essa estrutura denominada umbrella, ela faz a movimentação, contraindo essa estrutura e depois soltando, fazendo esse movimento repetidamente e movendo-se.

Os animais pertencentes a classe Cubozoa são muito semelhantes aos da classe Cyphozoa, porém, nestes a umbrella tem uma forma de cubo, daí o nome, possuem os tentáculos, e assim como na água-viva, possui o manúbrio, que é uma projeção tubular, onde há a boca, também possui o ropálio, que servem como sensores.


Um comentário em “Cnidários”