O Voo das Aves

Não são todos os seres vivos que dominam os ares, mas as aves possuem grande habilidadade nisso.

Muitos dos caracteres das aves são adaptações que facilitam o voo incluindo modificações que diminuem o peso que o tornam mais eficiente. Por exemplo, as aves não têm bexiga urinária, e as fêmeas da maioria das espécies têm só um ovário. As gônadas tanto das fêmeas quanto de machos são geralmente pequenas, excetuando durante a estação de acasalamento, quando elas aumentam de tamanho. As aves atuais também não têm dentes, uma adaptação que reduz o peso da cabeça.

10.029 – Como as aves voam? | ☻Mega Arquivo
Estrutura óssea

Uma adaptação mais óbvia para o voo das aves é suas asas e penas. As penas são feitas de proteína queratina B, também encontrada nas escamas de outros répteis. A forma e o arranjo das penas transformam as asas em aerofólios e elas ilustram alguns dos mesmos princípios de aerodinâmica verificados nas asas de um avião. A força para bater as asas provém das contrações dos grandes músculos peitorais (peito) ancorados em uma quilha no esterno (osso do peito). Algumas aves, como as águias e falcões, têm asas adaptadas para planar em correntes de ar e batê-las só ocasionalmente; outras aves, incluindo os beija-flores, devem batê-las continuamente para permanecer suspensos no ar. Entre as aves mais rápidas estão os andorinhões, que podem voar a até 170 km/h (em voo horizontal), em mergulho, os falcões peregrinos quebram o recorde com 390km/h.

Beija Flor, Bird, Trochilidae, Vôo, Plumagem, Colorido
Beija-flor

O voo proporciona numerosos benefícios. Ele amplifica a capacidade para a necrofagia e a caça, incluindo a possibilidade de aves se alimentarem de insetos voadores, um recurso alimentar abundante e nutritivo. O voo também proporciona a fuga imediata, de predadores presos ao solo, além de possibilitar que algumas abes migrem a grandes distâncias para explorar diferentes recursos alimentares e áreas de acasalamento sazonal.

O voo requer um grande dispêndio de energia de um metabolismo ativo. As aves são endotérmicas; elas usam seu próprio calor metabólico para manter constante uma temperatura corporal elevada. As penas e, em algumas espécies, uma camada de gordura proporcionam o isolamento que permite às aves reter o calor corporal. Os pulmões têm tubos diminutos e sacos aéreos elásticos que amplificam o fluxo de ar e a absorção de oxigênio. Esse eficiente sistema respiratório e um sistema circulatório com um coração de quatro câmaras mantêm os tecidos bem supridos com oxigênio e nutrientes, suportando a alta taxa de metabolismo.

Biologia: Aves - UOL Educação
Estrutura da pena

O voo também requer tanto visão aguçada como um controle muscular aprimorado. A aves têm visão colorida e uma percepção visual excelente. As áreas visuais e motoras do cérebro são bem desenvolvidas, e o cérebro é proporcionalmente maior do que de anfíbios e répteis não avianos.

Em geral, as aves exibem comportamento muito complexos, particularmente durante a estação de acasalamento, quando elas se ocupam de rituais de corte. Uma vez que os ovos têm cascas na época em que são depositados, a fertilização deve ser interna. A copulação geralmente envolve o contato entre as aberturas das cloacas de machos e fêmeas. Após os ovos serem depositados, o embrião deve ser mantido aquecido por meio da incubação da mãe, do pai ou de ambos, dependendo da espécie.

Deixe um comentário