Vidrarias de Laboratório – Parte 2

Veja a segunda parte das vidrarias muito utilizadas em ambientes laboratoriais.

BAlão de fundo chato

BALÃO FUNDO CHATO | RONI ALZI
Balão de fundo chato

Este vidro é muito útil para destilações químicas, ele pode ter diversos tamanhos e pode suportar volumes variados. Sua base chata possibilita o apoio em superfícies planas. É também bastante utilizado para armazenamento de líquidos e tem a forma de uma pera com a base achatada.

BAlão de fundo redondo

China Balão de fundo redondo – Compre Balão de fundo redondo de vidro balão  Redondo em pt.made-in-china.com
Balão de fundo redondo

Possuindo o formato de uma pera e é, em geral, acoplado a um evaporador rotativo, possui basicamente a mesma forma e a mesma função do balão de fundo chato.

Erlenmeyer

Glass Erlenmeyer Flasks Set
Erlenmeyer

Vidro muito utilizado na dissolução de soluções, aquecimento de fluidos, titulações e reações químicas. Possuem diferentes capacidades quanto ao volume e podem conter tampa ou não, o que facilita o armazenamento de líquidos, um típico vidro de laboratório.

Funil de vidro 

Funil Analítico Raiado | Vidrarias Para Laboratórios
Funil de vidro

O Funil de vidro ou funil analítico de vidro é importante na transferência de líquidos de um recipiente para o outro, evitando o derramamento e o desperdício de fluidos e reagentes.

Funil de bromo ou funil de separação

Funil de Bromo - Materiais de Laboratório - Química - InfoEscola
Funil de bromo ou Funil de separação

Utilizado para separar misturas heterogêneas de líquidos imiscíveis através da decantação. Ao deixar a mistura em repouso, os líquidos com diferentes densidades, são separados pelo escoamento do líquido mais denso ao abrir a torneira na extremidade da vidraria.

Coluna de fracionamento

Borosilicate Glass Simplex Engineers Laboratory Vigreux Fractionating  Columns, Rs 55 /piece | ID: 20954156955
Coluna de fracionamento

São utilizada para destilação em pequena escala, cuja separação dos componentes da mistura homogênea ocorre pela diferença de volatilidade das substâncias.

Condensador

Condensador Graham (Serpentina) | Vidrarias de Laboratórios
Condensador

Utilizado para condensar os vapores separados no processo de destilação de misturas líquido-líquido e sólido-líquido. Ele funciona acoplado a uma mangueira que transfere a água fria para as paredes da vidraria. O vapor quente entra no condensador, troca calor com a água e é resfriado.

Vidro de relógio

VIDRO DE RELÓGIO DIAMÊTRO DE 4CM(CÓD.14177) por R$1,50
Vidro de relógio

Muito utilizado para colocar pequenas quantidades de materiais a serem pesados em uma balança. Também é útil para cobrir recipientes e colocar substâncias para evaporações em pequena escala.

Dessecador

Dessecador com torneira - Vidraria de LaboratórioVidraria de Laboratório
Dessecador

Trata-se de um recipiente fechado que tem como função realizar a secagem de certas substâncias ou mantê-las em um ambiente livre de umidade. Possui um agente de secagem e pode conter uma bomba de vácuo acoplada para reduzir a pressão no seu interior.

Kitassato

Kitasato de vidro com saída Superior
Kitassato

Este vidro que nos lembra a um Erlenmeyer é utilizado para realizar filtrações a vácuo. A separação da mistura ocorre em um funil de Büchner, que é inserido na parte superior da vidraria. O duto na lateral do kitassato é acoplado a uma mangueira que succiona o ar, gerando vácuo, e acelera a separação.

VEJA TAMBÉM: “VIDRARIAS DE LABORATÓRIO – PARTE 1”

Um comentário em “Vidrarias de Laboratório – Parte 2

Deixe um comentário