Ursos-pardos, grandes mamíferos, ferozes carnívoros. Você já deve saber que estes grandes animais hibernam, certo? Mas você sabe o por quê? Conheça um pouco mais sobre estes gigantes das florestas!
Os ursos-pardos (Ursus arctos) são grandes mamíferos carnívoros, são muito comuns em florestas de Tundra, estes animais que hibernam o inverno todo, utilizam o máximo de seu tempo durante o verão para se alimentar, comendo até 30Kg de salmão por dia, quando estes estão subindo o rio para reproduzir-se, os ursos-pardos alimentam-se o que podem para deixar suas “reservas” de energia carregadas, para poderem assim, hibernar durante o inverno.

Os ursos-pardos são animais grande e pesados, podendo chegar em média a 600Kg quando adultos, mas esse peso é muito variável conforme o clima, quando chega a primavera, por exemplo, período em que saem da hibernação, eles estão muito mais magros, devido ao gasto de energia extraído de sua gordura corporal. Eles vivem a maior parte do tempo solitários, unindo-se somente no período de acasalamento, que ocorre entre maio e julho, onde a gestação das fêmeas dura em torno de seis a nove meses, após isso, nasce no refúgio de inverno em média, dois filhotes, onde são amamentados pela mãe por em média um ano e meio.
Durante o inverno rigoroso, onde há escassez de alimentos, estes animais se abrigam em suas cavernas, que podem ser abaixo de grandes raízes de árvores, tocas cavadas ou em baixo de grandes rochas, e dormem durante todo o inverno. Sua respiração fica mais calma, seu batimento cardíaco mais devagar, e assim, eles conseguem permanecer com um gasto de energia menor, usando apenas aquilo que adquiriram durante o verão. Além de não se alimentar durante a hibernação, estes animais também ficam isentos de urinar, defecar e ingerir água.
Além da sua nutritiva dieta de salmão, eles também se alimentam de diversos tipos de alimentos, tais como pequenos roedores, larvas, mariposas, mel, frutas silvestres e grandes animais como cervos e alces


