Aquecimento Global

O planeta está esquentando

A Terra e oceanos estão mais quentes agora do que no início de registros que começou em 1880, e as temperaturas ainda estão subindo. Este aumento de temperatura, em poucas palavras, é o aquecimento global.

Aqui estão os números simples, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) : As temperaturas médias da superfície subiram um total de 1,71 graus Fahrenheit (0,95 graus Celsius) entre 1880 e 2016. O ritmo da mudança foi de 0,13 graus ºF ( 0,07 graus ºC) por década, com a superfície terrestre aquecendo mais rápido que a superfície do oceano – 0,18 graus ºF (0,10 graus ºC) versus 0,11 graus ºF (0,06 graus ºC) por década, respectivamente.


O Efeito Estufa

O principal fator do aquecimento atual é a combustão de combustíveis fósseis. Esses hidrocarbonetos aquecem o planeta através do efeito estufa , causado pela interação entre  a atmosfera da Terra  e a radiação recebida do sol. A troca de radiação de entrada e saída que aquece a Terra é freqüentemente chamada de efeito estufa, porque a estufa funciona da mesma maneira.

A radiação UV que entra facilmente passa através das paredes de vidro de uma estufa e é absorvida pelas plantas e superfícies duras. A radiação infravermelha mais fraca, no entanto, tem dificuldade em atravessar as paredes de vidro e fica presa no interior, aquecendo a estufa. Esse efeito permite que as plantas tropicais prosperem dentro de uma estufa, mesmo durante um inverno frio.

Definição do efeito estufa.

A física básica do efeito estufa foi descoberta há mais de cem anos por um cara esperto usando apenas lápis e papel, esse “cara esperto” foi Svante Arrhenius, um cientista sueco e eventual vencedor do Prêmio Nobel. Simplificando, a radiação solar atinge a superfície da Terra e volta para a atmosfera como calor. Os gases na atmosfera retêm esse calor, impedindo que ele escape para o vazio do espaço (boas notícias para a vida no planeta). Em um artigo apresentado em 1895, Arrhenius descobriu que gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, poderiam reter o calor perto da superfície da Terra – e que pequenas mudanças na quantidade desses gases poderiam fazer uma grande diferença na quantidade de calor retido.


Principais Causas

O aquecimento global é principalmente um problema de excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera – que atua como um cobertor, retendo o calor e aquecendo o planeta. À medida que queimamos combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural para energia ou cortamos e queimamos florestas para criar pastos e plantações, o carbono acumula e sobrecarrega nossa atmosfera. Certas práticas agrícolas e de gerenciamento de resíduos agravam o problema ao liberar outros gases potentes do aquecimento global, como metano e óxido nitroso. 


O mundo precisa de ajuda!